terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A ANVISA


A ANVISA é uma importante agência com objetivo de promover a proteção da saúde da população. Essa agência possui inúmeras ramificações hierarquizadas para facilitar essa sua tarefa dificultosa, porém, o entendimento dessas ramificações acaba se tornando complexa. Para facilitar o entendimento dos nossos futuros biomédicos responsáveis técnicos, a equipe do blog biomedicina sem limites explica essas divisões da agência nacional de saúde pública.

No ano de 1988 a constituição federal afirma que a saúde é um direito social e que o Sistema Único de Saúde (SUS) é o meio de concretização esse direito.

Em 1990, foi definida legalmente a vigilância sanitária como competência do Sistema Único de Saúde, com objetivo de:  1) Eliminar, reduzir e prevenir os riscos à saúde; 2) Intervir sobre problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção, circulação e  consumo de bens; 3) Prestar serviços de interesse da saúde.

Em 1999, a lei Nº 9.782 define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Atualmente, fazem parte desse sistema: Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), os Centros de Vigilância Sanitária Estaduais, do Distrito Federal e Municipais (VISAS), os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENS), o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e os Conselhos Estaduais, Distrital e Municipais de Saúde, em relação às ações de vigilância sanitária.

Em 2004, a portaria n.° 2.031 institui o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB), onde seu objetivo era atender com maior eficácia as ações de vigilância em saúde.  Esse sistema foi organizado em quatro sub-redes de forma hierarquizadas por grau de complexidade.
1)  Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Epidemiológicas;
2) Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância ambiental em saúde
3) Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária
4) Rede Nacional de Laboratórios de Assistência Médica de Alta Complexidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário